Artrose é o termo utilizado para identificar o desgaste contínuo e progressivo de uma articulação. Quando uma articulação tem artrose, significa que ela já sofreu alterações que podem ser identificadas na radiografia e, mais, que este processo é progressivo e irreversível.


     

    A displasia coxo femoral (DCF) é uma enfermindade cuja manifestação resulta da combinação de genes predisponentes para a enfermidade e interação com ambiente. Isto quer dizer que mesmo que um animal tenha genes para desenvolver a enfermidade pode ser que, dependendo do tipo de ambiente em que ele viver, esta não se desenvolva e ele nunca apresente manifestações da doença. Acredita-se que a contribuição do ambiente na manifestação da DCF seja de 50% aproximadamente.


    Recentemente, tenho conversado com várias pessoas que militam na área de proteção animal e refletido muito sobre o assunto.

    Como médico veterinário, me considero um protetor animal; ou não teria dedicado os últimos 25 anos de minha vida a cuidar dos animais e preparar as pessoas para cuidarem deles como docente. Enxergo diferentes formas de atuar na proteção animal desenvolvidas há décadas, dependendo da inspiração ou das necessidades de cada comunidade.


    Página 1 de 3

    © 2019 Veterinário Fernando Ibanez. Todos os direitos reservados.