Monday 18th December 2017,
Veterinário Fernando Ibanez

Toxoplasmose – Programa Bem Estar Comete Equívocos sobre o tema

admin 08/01/2014 artigos No Comments
Toxoplasmose – Programa Bem Estar Comete Equívocos sobre o tema

Foi veiculada hoje (08/01/2014), no programa Bem Estar, na rede globo, uma entrevista com o Dr. Rosenthal explicando algumas coisas sobre toxoplasmose e larva migrans, durante um quadro que abordava cuidados ao ir à praia.

Ocorre que, como sempre, os conceitos sobre a toxoplasmose foram dúbios e novamente incriminaram equivocadamente os felinos domésticos.

A toxoplasmose, como informado na reportagem, pode sim ser transmitida pelas fezes dos gatos. Entretanto, várias informações foram equivocadas:

-    o gato infectado por toxoplasmose elimina cistos do toxoplasma pelas fezes apenas por um curto período após a infecção; de modo que depois deste período, a única forma de se infectar através do gato seria comendo a carne do gato.

-    Qualquer gato, ao contrário do veiculado na reportagem, pode transmitir toxoplasmose; mesmo aqueles que vivem em casa. Isto porque a via de infecção do gato raramente se dá pela ingestão dos cistos que estão nas fezes de outros gatos na areia, mas pela ingestão de carne crua infectada.

-    Existem duas fases principais de infecção por toxoplasma sp. Em seres humanos. Levantamentos mostram que a infecção em seres humanos ocorre principalmente em dois momentos da vida:

  1. Na infância, especialmente quando as crianças frequentam parquinhos e caixas de areia, em que gatos infectados podem evacuar e deixar cistos de toxoplasma sp que, por descuido dos tutores ou desinformação das crianças, são ingeridos quando as crianças levam as mãos contaminadas à boca
  2. Na adolescência, quando os jovens aumentam a frequencia de refeições fora de casa e ingerem carne mal cozida e contaminada.

Os felinos são parte essencial para a transmissão e perpetuação da toxoplasmose. Sem eles o parasita não consegue se perpetuar no ambiente. Entretanto, eles participam muito pouco no processo de transmissão para seres humanos. A maior fonte de infecção para seres humanos é a ingestão de carne contaminada, especialmente bovina.

Os bovinos contaminam-se pela ingestão de água ou capim contaminados por fezes de felinos que eliminaram cistos no período pós infecção.

Deve ficar claro que infecção de pessoas adultas por toxoplasma é infinitamente mais provável pela  ingestão de carnes ou verduras contaminadas, do que pelas fezes dos gatos.

Na praia, que foi o mote da reportagem, a chance de contaminação por toxoplasma (visto a menor frequencia de gatos errantes na orla e a grande movimentação da areia) é muito mais provável pela ingestão de verduras mal lavadas e carne mal cozida.

Também contrariando as afirmações do infectologista, como a infecção do gato se dá pela ingestão de carne contaminada, ser portador de toxoplasma sp não é um privilégio de gatos errantes, mas de qualquer animal que ingira carne crua; mesmo os domesticados e que nunca saíram à rua.

A contaminação ambiental pelos cistos eliminados pelos gatos e que chegam às hortaliças e alimentação dos animais que se tornarão alimento para os homens podes ser tanto direta, com fezes de gatos perto das hortaliças e criatórios como pela contaminação de lençóis e mananciais através do depósito e manipulação inadequada do lixo urbano que contenha fezes de algum gato em fase de eliminação dos cistos.

Por Dr. Fernando Ibañez

 

 

Like this Article? Share it!

About The Author

Leave A Response