Monday 18th December 2017,
Veterinário Fernando Ibanez

IDENTIFICAÇÃO, MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO

IDENTIFICAÇÃO, MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO

Pretende-se identificar TODOS os animais da cidade.

Dos animais que estão nas ruas uma grande quantidade tem um guardião, um tutor. O fato é que muitas pessoas deixam seus animais soltos nas ruas e não os mantêm sob sua guarda o tempo todo.

Esse comportamento pode ser por desleixo ou pela crença herdada de quando os animais viviam no campo, de que precisavam ter vida livre.

A mudança para a cidade não eliminou a necessidade de cuidar e passear com o animal de estimação; mas ele não pode ter livre acesso às ruas.

A proposta propõe que todos os animais da cidade sejam identificados e os dados de seu tutor armazenados em um banco de dados que possa ser acessado pela fiscalização.

identidade

Simultaneamente a guarda municipal ou qualquer outra instância será treinada para abordar os animais nas ruas, identificá-los e por consequência, seu tutor. Esse animal então será capturado e encaminhado à sua casa e o tutor notificado de que será autuado numa próxima infração.

Diferente do que se tem praticado atualmente, a identificação e o treinamento dos fiscais deve ser realizada de modo massivo e simultâneo para que o processo se inicie em toda a cidade.

Juntamente com o programa de identificação e treinamento da fiscalização deverá ser implantado um programa de conscientização na mídia sobre a grande responsabilidade de se tutelar um animal de estimação.

As pessoas precisam ser educadas para ter um animal em casa.

Muitas pessoas adquirem animais de estimação por impulso ou porque se encantam com o aspecto “bonitinho” de um filhote, ou ainda porque não resistem aos pedidos das crianças.

Entretanto, o filhote vai crescer, vai destruir alguns utensílios da casa, vai precisar ser educado, vai precisar de hospedagem quando a família for viajar, vai ficar doente e não vai ser um filhotinho graciosinho eternamente.

Adquirir um animal de estimação requer planejamento emocional e financeiro e as pessoas nao sabem disso. é mais ou menos como comprar um carro e nao ter depois condições de arcar com os impostos e combustível.

Mas cobramos essa responsabilidade das pessoas e não as preparamos para serem cobradas. Como começaram a vigorar novos hábitos como usar capacete, cinto de segurança, preservativos e farois nas estradas durante o dia?

Antes de serem multadas as pessoas foram conscientizadas. Foi-lhes explicado sobre a importância desses novos hábitos propostos e de como adotá-los poderia tornar melhores suas vidas.

Com a guarda responsável a mesma filosofia deve ser adotada. As pessoas precisam ser ensinadas a cuidar de seus animais antes de serem punidas ou acusadas.

A educação das pessoas para a guarda responsável de animais pode ser a chave para diminuir o numero de animais errantes nas cidades

Like this Article? Share it!

About The Author

Leave A Response