Monday 18th December 2017,
Veterinário Fernando Ibanez

Educação e Assistência Multiprofissional para a Guarda Responsável

Educação e Assistência Multiprofissional para a Guarda Responsável

Por definição acumulador, é a pessoa que junta objetos sem propósito definido e os mantém em seu poder. E não só objetos são acumuláveis! Atualmente os colégios de psiquiatria e psicologia identificam acumuladores de animais. Outrora tidos como protetores, pessoas que retiram animais das ruas com a finalidade de prover melhores condições, hoje alguns deles podem ser classificados como acumuladores.            Basicamente o que os distingue é a linha entre o bem estar dos animais e daquele que os guarda é a sujeira e desrespeito às regras de bem estar dos animais e da pessoa.

limpando coco

Acumuladores, diferente de protetores, não se esforçam para conseguir lar para os animais que retiram das ruas. Inversamente, se recusam a doar ou entregar qualquer bem sob sua posse; seja um animal ou um dos objetos que mantém em sua casa.

Com o passar do tempo, as condições do ambiente do lar dos acumuladores se tornam tão graves, que o convívio é cada vez mais impossível. Impedidos psicológica e involuntariamente de se relacionar com a sociedade, os acumuladores acabam por adotar um estilo de vida perigoso e cada vez mais degradante. Suas casas passam a ser risco constante. E animais como ratos, cobras, escorpiões,  baratas, aranhas, encontram no lixo acumulado, um lar seguro e proveitoso. O acúmulo do lixo aumenta o risco de inundações, desabamentos e incêndios. O acumulador corre sérios riscos de desenvolver enfermidades graves devido à falta de higiene.

 

Apesar de espantosa a descrição, existem milhares de acumuladores de animais e objetos precisando de apoio e cuidados. Por se tratar de um distúrbio psíquico estas pessoas precisam de tratamento e acompanhamento.

 

            Proposta – Assistência multiprofissional

            A abordagem aos acumuladores precisa ser multiprofissional. Agentes da vigilância sanitária devem ser acionados para o controle de pragas e insetos que se acumulam. A defesa civil para inspeção e análise da casa, que muitas vezes é condenada e precisa ser demolida. Médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais precisam abordar o acumulador para instituir tratamento e acompanhamento e, os veterinários e agentes de proteção animal para a remoção, tratamento e destinação dos animais acumulados.

            A proposta é que se criem forças tarefas multidisciplinares com profissionais treinados para abordar e amparar estes acumuladores para  que possam ter o devido acompanhamento de profissionais e familiares para diminuir o risco de recaídas.        Estas medidas, aliadas à educação continuada dos adultos, à formação das crianças e ação conjunta do Poder público e sociedade podem ajudar a construir uma sociedade mais harmoniosa e humanitária com reflexos positivos para todos que nela convivem.

Like this Article? Share it!

About The Author

Leave A Response