Monday 22nd January 2018,
Veterinário Fernando Ibanez

Dr. Fernando Ibañez participa do Pré-lançamento da Campanha Pela Erradicação da Cinomose, apoiada pela Anclivepa-SP

admin 18/02/2013 noticias No Comments
Dr. Fernando Ibañez participa do Pré-lançamento da Campanha Pela Erradicação da Cinomose, apoiada pela Anclivepa-SP

Por Elaine Paiva

No último domingo, 17 de fevereiro, aconteceu o pré-lançamento da Campanha Pela Erradicação da Cinomose, doença contagiosa dos cães, que pode levar a paralisia e a morte.  Transmitida por meio de um vírus, a cinomose tem alta taxa de mortalidade, mesmo quando tratada. Muitos animais acabam também sendo sacrificados, quando o comprometimento neurológico é irreversível e incompatível com a vida.

IMG_6596

Embora seja uma doença grave, a Cinomose pode ser prevenida através da vacinação que deve ser feita a partir de 45 dias de vida do animal. Mesmo podendo ser evitada, a cinomose ainda mata ou faz sofrer centenas de milhares de cães no Brasil todo ano.

IMG_6508Representando a Anclivepa- SP, uma das apoiadoras do Projeto, o Presidente da Instituição, dr. Fernando Ibañez, esteve no pré-lançamento e diz que essa é uma data de grande importância para a medicina veterinária. “Conseguir enraizar uma campanha como esta também é auxiliar os veterinários. Porque uma vez controlada e erradicada a doença, todo veterinário será um sentinela, vacinando e mantendo a doença afastada de nossa comunidade.” afirmou.

De acordo com o Veterinário Wilson Grassi, um dos organizadores da Campanha, o objetivo é realizar e incentivar a realização de mutirões de vacinação para os animais da população de baixa renda e de ONGs, com o apoio público e privado.

IMG_6617

A ideia é diminuir a incidência da cinomose, até erradica-la por completo. A campanha será grande e nosso objetivo é, em cinco anos, erradicar esta doença que leva tanto sofrimento a tantos animais e suas famílias., declarou.

O primeiro mutirão aconteceu na Comunidade Nova Tietê, região norte da cidade de São Paulo e contabilizou a imunização de 160 cães, que receberam ainda atendimento clínico veterinário, antes da vacinação.

IMG_6734

Ao lado de funcionários do Hospital Veterinário Público, do veterinário Wilson Grassi e do veterinário Denis Prata, um dos diretores da Anclivepa-SP,  Ibañez prestou atendimento clínico e vacinou os animais da comunidade. Estar na comunidade Vila Nova Tietê, ontem, no início da campanha, ser recebido com tanto carinho pelos que lá moram, ver o resultado da ação da Associação dos Moradores em recrutar os tutores de animais para levá-los à vacinação e, ver a alegria e expressão de dever cumprido com seus animais, de cada homem, mulher, criança, jovem, idoso….. Isso é que dá satisfação!, disse o presidente da Anclivepa-SP.

IMG_6698

Para Fernando Ibañez, este movimento é um ato de carinho, não só com os animais, mas sim com seus tutores. Ao tratarmos dos animais das pessoas menos favorecidas; e mesmo das mais favorecidas, uma vez que a cinomose não é apanágio de animais carentes,é sim tratar das pessoas. É dar a cada tutor, a cada família, a segurança de que fez mais um ato de preservação e carinho para com seu animal; é dar a certeza de que este companheiro vai permanecer naquela família por mais tempo,disse, durante a vacinação.

Os mutirões devem acontecer semanalmente na cidade de São Paulo, e ainda busca-se apoio para atender cada vez mais animais.

IMG_6811

A Campanha Pela Erradicação da Cinomose já conta com o apoio da Anclivepa-SP, do Centro Veterinário Wilson Grassi e Equipe, do Laboratório Biovet, do vereador Roberto Tripoli e do deputado federal Ricardo Tripoli. Interessados em participar e ajudar, podem entrar em contato pelo email da campanha erradicacaodacinomose@gmail.com ou pelo facebook https://www.facebook.com/campanhapelaerradicacaodacinomose.

Foi uma satisfação participar deste grande ato de amor aos animais e respeito à nossa profissão. Espero que muitos veterinários se engajem neste movimento e possamos, daqui alguns anos nos ver livres da cinomose, finalizou, Ibañez.

Mais Fotos

Like this Article? Share it!

About The Author

Leave A Response