Monday 18th December 2017,
Veterinário Fernando Ibanez

DIA DO VETERINÁRIO

admin 09/09/2013 artigos No Comments
DIA DO VETERINÁRIO

Neste dia 09, comemoramos o Dia do Médico veterinário.

A relação entre homens e animais pode ser documentada em achados datados de 12 mil anos antes de Cristo. Existem várias explicações para porque o homem desejou inicialmente relacionar-se com os animais: há correntes que justificam o início desta relação pela necessidade de alerta contra invasores; como “troca” por calor, entre outras. No século XVIII o cão era considerado o mais inteligente de todos os quadrúpedes e o servo mais fiel e humilde do homem.

Nos dias de hoje a relação entre seres humanos e animais de companhia tem sofrido radicais mudanças. Nas grandes cidades, especialmente, por ocasião da verticalização das moradias, pelo maior número de pessoas que vivem sós ou em famílias pequenas, a presença do animal de estimação passou a ser muito mais próxima; ele passou a ser realmente um membro da família.

O aumento da violência, do trânsito, das horas que os pais trabalham, fazem com que as crianças sejam introduzidas à relação com os animais muito mais precocemente. O grande número de tarefas e a redução da disponibilidade de pessoas para o trabalho doméstico remunerado fazem com que os tutores dos animais de estimação se envolvam muito e mais diretamente nos cuidados com eles: limpeza, asseio, passeios, alimentação, saúde……

Tudo isto faz com que eventualmente, pessoas que antes não tinham em si despertado o sentimento de carinho por um animal, passem a vê-lo de um jeito diferente. A frieza da nossa humanidade ajuda as pessoas a se sentirem amadas por seus animais de estimação e incondicionalmente valorizadas por eles de forma que talvez nunca sentirão entre pessoas de seu convívio.

Saindo do âmbito social e entrando no econômico, os animais são importantíssimos na humanidade atual considerando que a proteína animal constitui a maior fonte proteica utilizada para a alimentação. O “mercado pet”, em 2012 contribuiu com quase 0,5% do PIB, ou seja, todo o dinheiro produzido no Brasil durante aquele ano. É um dos setores com maiores taxas de crescimento no mercado nos últimos anos.

Pergunto-me como pode alguém indagar ou questionar a importância da medicina veterinária para o Mundo! Uma ciência que tem seus registros mais antigos datados do século XVIII antes de Cristo….. Prática que, assim como a medicina humana, surgiu e evoluiu junto com a humanidade.

A relação com animais, independente de crenças e valores, faz parte das sociedades; evolui com elas. Grandes comunidades ainda veneram animais, rezam para animais…..

Estudos científicos recentes de revistas renomadas atestam que o convívio com animais diminui a ansiedade; ajuda na recuperação dos doentes; aumenta o índice de felicidade das pessoas. Outros confirmam que pessoas que agridem animais têm grandes chances de agredir pessoas; pais e maridos violentos, assassinos e estupradores, cresceram, em sua maioria, longe do convívio com animais de estimação ou em companhia daqueles que os maltrataram.

Não há argumentos, portanto, depois da constatação destes fatos e de tantos outros, que possam dirrimir a importância da Medicina Veterinária para nossa humanidade.

O veterinário deixou de ser, ao longo dos séculos, o médico dos animais, para ser o médico do bem estar da humanidade. Nossa responsabilidade vai além de cuidar da saúde dos animais ou da comida das pessoas; engloba fazer as pessoas sentirem-se bem e viverem mais e melhor; cuidar para que as pessoas tenham vida plena em todos os sentidos: físico, social e emocional.

Neste dia do Médico Veterinário, quero compartilhar com todos meus colegas de profissão o ORGULHO que sinto por ter sido tocado e escolhido esta carreira; dividir com todos meus colegas, a RESPONSABILIDADE que temos com nossa sociedade, por sermos Médicos Veterinários. Quero conclamar todos meus colegas para que lutemos a cada dia para glorificar e enaltecer a Medicina Veterinária!

Parabéns pelo nosso dia. Parabéns, Médico Veterinário por contribuir para que nosso Mundo seja melhor.

Um forte abraço,

Fernando Ibañez

Like this Article? Share it!

About The Author

Leave A Response